5 cidades brasileiras com o charme e estilo clássico europeu

5 cidades brasileiras com o charme e estilo clássico europeu

Se você acha que para conhecer a cultura e a gastronomia típica da Europa é preciso sair do país, está muito enganado. Há muitas cidades brasileiras com estilo europeu que ainda preservam as construções características dessa origem, as comidas saborosas e até mesmo os sotaques.

Ficou curioso e quer saber mais? Veja algumas cidades brasileiras que têm todo o charme e estilo clássicos da Europa!

1. Pomerode, em Santa Catarina

Pomerode é uma cidade pequena e charmosa. Impossível não se encantar ao visitá-la! Ao chegar lá já é possível perceber que a cultura germânica é predominante, pois não é difícil encontrar moradores conversando na língua alemã nos cafés e bares.

Essa presença da tradição é tão marcante que Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do país! Por lá, é possível observar casas no estilo enxaimel, as belas paisagens e as danças típicas alemãs.

Quem visita o município também pode desfrutar de um delicioso café colonial com Apfelstrudel ou um chope que preserva as características da bebida original. Há também muitas opções de restaurantes com comida típica.

2. Treze Tílias, em Santa Catarina

Treze Tílias é uma cidade pequena localizada no interior de Santa Catarina. O local ainda preserva a cultura da Áustria, por isso é conhecida como o “Tirol Brasileiro”.

As casas têm entalhes em madeira, feitos pelos artesãos da cidade. A gastronomia típica ainda é forte na região, que possui o tradicional Apfelstrudel, Knödel, Bratwurst e pratos feitos com carne de porco.

As festas locais preservam a música e a dança dos austríacos e o português se mistura ao sotaque europeu.

3. Campos do Jordão, em São Paulo

Esta charmosa cidade é conhecida como a “Suíça Brasileira”. A paisagem verde relembra os Alpes Suíços. As construções ainda apresentam as características típicas do país europeu, com seus chalés em madeira, telhados grandes e beirais avançados.

A gastronomia é rica e a cidade oferece excelentes restaurantes que agradam aos paladares mais exigentes! Entre os pratos mais requisitados estão os fondues, as trutas e as racletes. Uma ótima opção para a sobremesa é experimentar o chocolate caseiro, famoso na região.

Os visitantes ainda podem degustar o chope produzido na cidade e acompanhar os festivais característicos do local.

4. Holambra, em São Paulo

Até o nome da cidade lembra a sua origem: a Holanda. A região se destaca pela produção de flores, uma grande influência dos colonizadores.

A arquitetura também é muito presente, com suas casas coloridas. Holambra ainda reúne outras características do país europeu, como os seus doces típicos: a tradicional Amarena Gebak e as Vlaai Taart.

As refeições principais são à base de queijo e batata. Entre os pratos tradicionais estão o Hutspot, o Frikandel e o Stampot.

Passear pela cidade remete muito à Holanda, visto que no local também é possível fazer passeios de bicicleta.

5. Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul

A cidade remete à região Norte da Itália, com seus vinhedos. Bento Gonçalves reúne prédios históricos, vinícolas que permitem passeios e degustação da bebida, além de um lindo trajeto pelo Caminho das Pedras.

A culinária é a típica italiana, com radicce, polenta, galeto, muita massa e queijo. E os vinhos não podem faltar em uma bela refeição!

Enfim, há diversas cidades no Brasil que reúnem características típicas dos países da Europa. É só escolher o destino preferido e planejar sua viagem!

Gostou de conhecer essas cidades brasileiras com estilo europeu? Aproveite para conferir mais dicas sobre turismo e gastronomia! Siga a nossa página do Facebook e fique por dentro de todas as novidades!