Caindo na estrada: 4 roteiros de viagem de carro saindo de São Paulo

Caindo na estrada: 4 roteiros de viagem de carro saindo de São Paulo

Cair na estrada é sempre uma ótima pedida para quem quer — e precisa — relaxar, especialmente quando se está imerso no ritmo frenético da capital e quer fazer uma viagem de carro saindo de São Paulo.

E quem disse que é preciso esperar as férias chegarem para matar essa vontade? Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de roteiros extremamente práticos — porém, não menos atraentes — para quem pretende fazer uma viagem neste estilo.

São passeios para serem feitos durante um fim de semana ou feriado prolongado. Depois de ler esse post, você já pode começar a se planejar. Vale até levar o bichinho de estimação junto.

1. Paranapiacaba (SP)

Esta simpática cidade de arquitetura inglesa chama a atenção por suas vielas, pontes e construções antigas. É uma excelente opção para quem quer vivenciar uma aula extra de história.

Por estar a apenas 62 km de São Paulo, Paranapiacaba é uma ótima opção para quem quer fazer um bate-volta no mesmo dia. E se você não gosta de viajar de trem (há um Expresso Turístico que sai da estação da Luz, no centro de SP), é possível ir de carro também através da rodovia dos Imigrantes.

Os principais atrativos, além da arquitetura, são a Estação Ferroviária, o Museu Castelo e o Festival de Inverno.

2. São Thomé das Letras (MG)

Se você tem fôlego para encarar um percurso um pouco mais longo, nossa sugestão é a cidade mineira de São Thomé das Letras: os 350 km podem ser percorridos em cerca de quatro horas de carro, sem contar paradas.

Contraponto perfeito ao caos paulistano, o município chama a atenção por suas paisagens naturais deslumbrantes, com destaque para o belíssimo céu azul e as muitas cachoeiras.

3. Boituva (SP)

Mas e se calmaria não é exatamente o que você busca? Nós separamos dicas que vão agradar a todos os tipos de perfis: o importante mesmo é não deixar de viajar sempre que se tem uma oportunidade. Para os amantes da adrenalina, Boituva é um prato cheio. Conhecida como a capital nacional do paraquedismo, a cidade do interior paulista fica a apenas 117 km de São Paulo. Pertinho, não é mesmo?

Outra experiência inesquecível que o viajante pode vivenciar são os passeios de balão, que acontecem, via de regra, ao amanhecer. O percurso sob o céu dura cerca de uma hora e, ainda que esteja frio, os aventureiros logo são aquecidos pelo calor produzido pelos maçaricos.

4. Campos do Jordão (SP)

Falando em frio, você já conhece Campos do Jordão, batizada de “Suíça Brasileira”? A cidade é um dos destinos mais procurados por quem se dispõe a fazer uma viagem de carro saindo de São Paulo.

Tudo bem se você não é tão fã de baixas temperaturas assim. Mesmo durante a baixa temporada, o município, a 167 km da capital, continua encantadoramente convidativo.

Para quem visita Campos, no entanto, é prudente alertar que oscilações térmicas são comuns na região: sempre é válido carregar também na bagagem uma roupa mais quente. Reforçando o clima europeu, os restaurantes fazem de sopas, fondues e vinhos, o carro-chefe.

O turista pode também passear a cavalo ou visitar o borboletário, ambiente com uma imensa variedade destes insetos coloridos e voadores. Mas se o seu estilo é mais radical, as opções são a prática de tirolesa e a subida até o topo da Pedra do Baú.

E você? Gostaria de fazer uma viagem de carro saindo de São Paulo? Deixe seu comentário logo abaixo. Ele pode se transformar no empurrão que faltava para que outros viajantes comecem a planejar o próximo passeio.