Vantagens de viajar: conheça os benefícios para o corpo e para a mente

Vantagens de viajar: conheça os benefícios para o corpo e para a mente

Fazer as malas e cair na estrada para conhecer novos lugares, experimentar novas comidas e descansar. As vantagens de viajar vão muito além do que um passeio longe de casa por si só já proporciona.

As pessoas estão viajando cada vez mais nos últimos anos e, com isso, universidades, empresas e centros de pesquisa têm investigado constantemente os benefícios da viagem na vida das pessoas.

Para que você possa entender melhor como viajar é uma atividade não só prazerosa, mas também benéfica, montamos esse post com 5 benefícios que a viagem traz para seu corpo e mente.

1. Viajar é o melhor remédio de todos e torna você mais saudável

Viajar deixa você mais jovem. Isso porque você se torna uma pessoa mais saudável ao viajar.

É isso que um estudo recente feito em parceria por algumas associações renomadas dos Estados Unidos mostra.

Segundo o estudo, homens que não tiram férias anuais têm 30% a mais de chances de sofrerem ataques cardíacos. Os benefícios da viagem são quase instantâneos, 89% dos viajantes que participaram do estudo disseram que sentiram o nível de stress baixar já no segundo dia de viagem.

Os estudos levaram em consideração o histórico de doença das pessoas e renda. E mesmo assim os benefícios para a saúde física foram percebidos em todos que viajavam.

Ótima notícia, não é mesmo?

2. Viajar aumenta sua felicidade e satisfação

A viagem começa muito antes de embarcar no aeroporto, rodoviária, ou mesmo sair com o carro da garagem.

Tudo começa no planejamento. E um estudo da Cornell University mostra que já nessa etapa as pessoas se mostram mais felizes.

Essa pesquisa mostrou que a antecipação por uma viagem traz mais benefícios para a mente do que a antecipação pela compra de algo físico. Ou seja, planejar uma viagem traz mais felicidade do que planejar a compra de uma nova TV.

Isso porque quando viajamos, nós desfrutamos ativamente dessa conquista e criamos lembranças duradouras desses momentos, enquanto a satisfação de uma compra é momentânea e efêmera.

3. Viajar diminui o risco de depressão

Bem, essa é uma vantagem que provavelmente você já imaginava existir, certo?

Apesar de a depressão ainda ser um tabu em nossa sociedade, em grande parte pela falta de conhecimento das pessoas, é um problema crescente.

Ao viajar, desenvolvemos lembranças positivas e essas lembranças precisam ser formadas durante a viagem, o que faz com que o corpo produza uma série de hormônios ligados à felicidade, como a Endorfina, por exemplo.

Quando nos expomos ao sol, produzimos Serotonina, que é um forte combatente da depressão.

Além disso, uma viagem proporciona produção de Dopamina, que se manifesta quando tomamos um primeiro passo rumo a uma novo objetivo e quando alcançamos essa meta. Por exemplo, quando reservamos um hotel e quando chegamos e fazemos check-in.

Por fim, ao viajar com alguém especial, seja amigo ou companheiro, desenvolvemos mais intimidade e estimulamos a produção de oxitocina, que estreita os laços emocionais.

Tudo isso é responsável pela queda de índices de depressão em pessoas que viajam de férias pelo menos uma vez por ano.

4. Viajar aumenta a sua criatividade

Ficar preso a uma rotina limita a nossa visão de mundo e isso interfere diretamente a nossa criatividade.

Ao viajar, nos colocamos em contato com muitas coisas novas: pessoas, culturas, culinária etc. Tudo isso aguça a mente e libera novas ideias. Você pode não trabalhar diretamente com criatividade, mas ela é importante para a vida cotidiana.

Uma visão criativa ajuda a resolver problemas de forma mais simples e isso diminui drasticamente o stress.

5. Viajar melhora sua resiliência

A vida é feita de mudanças e escolhas. Alguns não estão preparados para elas.

Ao viajar e entrar em contato com novas culturas e estilos de vida, a mente se abre para novas possibilidades e visões de mundo. Além disso, imprevistos são comuns em uma viagem e o tempo restrito nos obriga a lidar com eles diretamente.

Ou seja, a resiliência, que é a capacidade de se adaptar à mudança ou situações pouco agradável, se fortalece muito.

Compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer as vantagens de viajar.